terça-feira, 27 de julho de 2010

O impacto do desastre no Golfo do México no mercado de seguros

DESASTRE NO GOLFO DO MÉXICO

Às 22h do dia 20 de abril houve uma explosão no Golfo do México. Onze funcionários da empresa British Petroleum ficaram desaparecidos no acidente. Desde então, formou-se uma corrida contra aquele que pode ser tornar em breve o maior derramamento de óleo já ocorrido nos Estados Unidos, e um dos maiores da história.

O acidente ocorreu em uma região de intensa exploração de petróleo, a 65 quilômetros da costa do estado americano da Louisiana. Quando a plataforma Deepwater Horizon pegou fogo, um sistema automático deveria ter fechado imediatamente uma válvula no fundo do mar. Deveria, mas não fechou.O equipamento de emergência falhou e, quando a plataforma afundou, dois dias depois, a tampa do poço ficou aberta.

No último dia 15, depois de 86 dias de vazamento e cerca de 170 milhões de litros de petróleo derramados, o vazamento foi contido. Um tubo de metal foi inserido na boca do cano pelo qual o petróleo está vazando no fundo do mar e fixado com um tampão de borracha. "O poço de petróleo está selado e a pressão cresce lentamente, o que é um bom sinal", declarou no dia 18/07 o diretor de operações da BP, Doug Suttles, durante uma teleconferência.


O IMPACTO NO MERCADO DE SEGUROS

No mercado de seguros e resseguros, a conta do prejuízo já esta sendo feita. Para a Swiss Re, as percas totais seguradas do acidente podem atingir a casa de US$ 3,5 Milhões. Na Munich Re, as estimativas preliminares foram feitas e posteriormente se mostraram insuficientes. O prejuízo irá muito alem das perdas financeiras, com reflexos negativos em diversos aspectos.

O evento é visto como divisor de águas para os mercados de tarifas de Offshore Energy. Conforme estudos, as taxas de seguros estão mais elevadas e muitas companhias estão saindo dessa carteira, o que resultará em menor capacidade deste setor daqui pra frente. Do montante de US$ 20 bilhões estimados em perdas no acidente do Golfo do México, o valor a ser desembolsado pelo mercado de seguros não deve chegar a 10%. O total de prejuízo do setor deve ultrapassar US$ 1,2 bilhão, levando em conta que boa parte dessa perda trata-se de auto seguro da operadora da plataforma.

A Transocean tem apólice de US$ 10 milhões de acidentes pessoais para seus funcionários que operaram a plataforma do acidente. Possui outros US$ 5 milhões para cobrir danos a terceiros (funcionários que trabalhavam na plataforma e não eram funcionários da BP), e alem disso a companhia tem US$ 950 milhões para qualquer prejuízo causado pelo acidente a terceiros.

O dano material coberto pela apólice de riscos de petróleo Transocean está segurado em US$ 560 milhões, porem estima-se que o valor atual de reposição de uma plataforma idêntica esteja em US$ 700 milhões. Em meio a esse cenário, a BP que sempre optou pelo auto seguro através da sua seguradora cativa por alegar que o volume de prejuízos global é menor que o prêmio do seguro, mas quando a conta dos gastos com a limpeza atingiram os US$ 3 bilhões a empresa quis acionar o Lloyd’s of London para receber o valor da limpeza do vazamento. Porem, o que cabe aos sindicatos londrinos é a indenização mediante qualquer dano material e não ambiental. Logo, o custo da limpeza do vazamento no Golfo do México é um risco definitivamente excluído. Neste caso, é difícil separar o que realmente é considerado dano ambiental.

O principal recado do caso BP para o mundo e para o Brasil, em meia a exploração da camda pré-sal, é a importância das companhias terem um programa efetivo de gerenciamento de riscos. Como o seguro é uma das ferramentas disponíveis acionada quando os dispositivos de prevenção não foram suficientes, o padrão de risco exigido tende a ser maior daqui pra frente. Não basta transferir a responsabilidade para as seguradoras, as empresas têm de ter consciência e uma efetiva política de gerenciamento de risco. È preciso aliar a parte de seguros com as estratégias de sustentabilidade.

fontes: Revista Apólice; g1.com.br; veja.com.br; uol.com.br.


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