segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Saúde


Subnutrição da mãe afeta saúde do filho para toda a vida
Pesquisadores da Unesp-Botucatu mostram que a saúde dos adultos pode ser definida desde o momento da gravidez. Agora, eles querem ajudar as mães a ter filhos mais saudáveis


A saúde de um adulto depende diretamente das condições que sua mãe teve durante a gestação.




“Mães que passam por condições adversas durante a gestação, como a má alimentação e o stress, poderão ter filhos com problemas cardiovasculares, renais e hormonais”, afirma Patricia Bôer
, doutora em clinica médica pela Unicamp e pesquisadora da Unesp-Botucatu. Há quatro anos ela estuda como essas situações estressantes na gestação podem ser um fardo por toda a vida adulta. Em pesquisas de laboratório, Patricia descobriu que a subnutrição em ratas gestantes influencia a formação dos rins, do coração e até de regiões no cérebro dos filhotes e animais adultos.

A ideia de que fatores externos à gravidez influenciam a saúde mesmo depois de adulto existe desde o fim da década de 1960. De acordo com Patricia, a natureza prepara o indivíduo durante a gestação de acordo com a condição da mãe. “Se a mãe viver em um ambiente cheio de predadores e, portanto, sob muito stress, a natureza entende que o indivíduo precisará ter características semelhantes, caso contrário não conseguirá sobreviver”, diz Patricia.

De acordo com o estudo, o feto é protegido dos hormônios de stress da mãe, chamados glicocorticoides. Esses hormônios são responsáveis por orientar o crescimento e amadurecimento das células que formam o indivíduo. Como a mãe possui um ritmo diferente de amadurecimento do filho, não seria saudável que os hormônios dela interferissem no crescimento da criança. Por isso, o feto é protegido por uma enzima na placenta. Mas o organismo de mães que têm vidas estressantes perde a capacidade de impedir que o glicocorticoide materno atinja o bebê.

Resultado: alguns órgãos se desenvolvem prematuramente e depois causam problemas na fase adulta. Se o rim for afetado, na vida adulta as chances de possuir hipertensão aumentam. “Provavelmente por isso que há a morte súbita de alguns jogadores de futebol. Alguns deles podem ter tido uma gestação problemática e a natureza não preparou o corpo deles para o ritmo de vida e alimentação que possuem, causando um colapso que leva à morte”, explica Patricia. É como se uma lâmpada de 60w funcionasse a 80w, funcionando acima da sua capacidade.

Subnutrição — A pesquisa da Unesp verificou três características em comum nos ratos adultos que sofreram com a subnutrição das mães durante a gestação. A alimentação foi escolhida como fator de stress porque, segundo dados divulgados pela pesquisadora, em 2008, cerca de 35% das gestantes do Brasil eram anêmicas. As mamães-ratas ganharam menos comida. A primeira consequência foi a formação prematura do rim, resultando em um órgão com apenas 70% da capacidade se comparado com um indivíduo normal.

Isso quer dizer que o rim não consegue filtrar a mesma quantidade de sangue e não consegue regular a pressão sanguínea, gerando um quadro de hipertensão na vida adulta. “Por causa da alta pressão no sangue, o coração é obrigado a trabalhar mais rápido”, explica Patricia. Em consequência disso, os pesquisadores identificaram um aumento da parte esquerda do coração, elevando o número de receptores de agentes que estimulam a hipertensão, gerando um ciclo vicioso. Já no cérebro dos animais, a região responsável pela resposta ao stress é superestimulada. Quando adultos, eles são mais tensos e estressados que os normais.

Agora, os pesquisadores da Unesp querem saber exatamente quais são os mecanismos biológicos que alteram a formação desses órgãos em indivíduos jovens e adultos. “A ideia é estabelecer como deve ser a nutrição dessas mães, tendo em vista como o corpo de seus filhos será programado para que eles tenham melhor qualidade de vida e menos problemas de saúde”, afirma Patrícia.

fonte: veja.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tempo Seco afeta SP


A Defesa Civil da cidade de São Paulo decretou, por volta das 12h desta quinta-feira (26), estado de alerta na capital paulista devido aos baixos índices de umidade. Nesse horário, a umidade relativa do ar registrada era em torno dos 20%.

Mais cedo, às 10h40, a Defesa Civil já havia decretado estado de atenção quando a umidade chegou aos 30%. Este é o quarto dia consecutivo que a cidade fica em estado de alerta por causa do tempo seco. O dia mais seco foi esta quarta-feira (25), com 13%. O recorde de temperatura do inverno também foi registrado: 31,7ºC.

Desde quinta-feira (19), a cidade entra em estado de atenção por causa do tempo seco – em quatro desses dias, a Defesa Civil decretou estado de alerta. Na quinta, o índice chegou aos 25%. O dia mais seco foi esta quarta (25), com 13%. O recorde de temperatura do inverno também foi registrado: 31,7ºC. No sábado (21) e no domingo (22), o índice caiu a 20%. Na segunda-feira (23) e na terça-feira (24), a umidade foi de apenas 16%.


Consequências

O tempo seco pode provocar dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele; aumento dos riscos de transmissão de doenças respiratórias; aumento do risco de desidratação; garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe; rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento e maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco. O aumento de poluentes também pode causar aumento da pressão arterial e arritmia cardíaca. Por isso, infartos são mais suscetíveis.

Nesta terça-feira, em Sorocaba, bombeiros e Defesa Civil levaram seis horas para controlar um incêndio numa área de 40 mil metros quadrados, vizinha a um bairro residencial.

Segundo o coronel Roberto Montgomery, coordenador da Defesa Civil do município, cerca de 20 focos de incêndio são combatidos todos os dias em Sorocaba --e o número tende a aumentar, já que não deve chover na cidade pelo menos até domingo.

A maioria dos incêndios, diz o coronel, é provocada por bitucas de cigarro, jogadas na beira da estrada, ou por atos intencionais.

Por causa do clima seco, o número de atendimentos por problemas respiratórios na rede municipal de saúde aumentou cerca de 30%.

Nas escolas, a ordem é prevenir ocorrências. As atividades físicas em áreas abertas estão suspensas há um mês em alguns colégios.


Prefeitua pode tomar medidas drásticas


De acordo com a Prefeitura, desde 2008 a administração tem um plano de contingência para situações de baixa umidade, que envolve várias secretarias.

“As medidas são várias, desde a suspensão de aulas, desde a recomendação para que as pessoas mudem a sua carga horária, até a determinação para que seja mudada a carga horária, suspensão de alguns serviços, e outras medidas que seriam acrescentadas na medida em que a situação se torne mais crítica”, explicou Kassab.

Segundo ele, a Prefeitura está preparada para enfrentar mais dias secos. “Estamos totalmente preparados, sob a minha coordenação, junto com os secretários que compõem uma equipe de trabalho em relação a esse tema.”


Veja os cuidados para os dias de ar seco

Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.

Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.

Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial

Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.

Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.

Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16h.

Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.
fonte: G1, R7 e Folha

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Trânsito

Restrição a motos na Marginal Tietê gera 351 multas na primeira semana

Fiscalização feita pela CET e PM começou no dia 16 de agosto.
Multa é de R$ 85,12 e gera quatro pontos na carteira de habilitação.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) multou 351 motociclistas na primeira semana de fiscalização da restrição a motos na pista expressa da Marginal Tietê. Os veículos começaram a ser multados no dia 16 de agosto.

A restrição começou a valer no dia 2 de agosto, mas os motociclistas tiveram duas semanas para se adaptar às mudanças sem serem autuados. Quem for flagrado andando de moto na pista expressa da Marginal Tietê pelos agentes de trânsito é multado em R$ 85,12 e leva quatro pontos na carteira de habilitação.

No total, 42 agentes da companhia fazem a fiscalização. Eles ficam posicionados em pontos estratégicos da via, principalmente nos acessos da pista central para a pista expressa.

Com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, e 1,2 milhão de viagens por dia, a Marginal Tietê registra o maior número de acidentes e de mortes no trânsito. Por esta via circulam, diariamente, 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos.

Das 50 mortes causadas por acidentes na Marginal Tietê em 2009, 26 eram de motociclistas. Dos 31 acidentes com motos, 15 ocorreram na pista expressa. Já em 2008, foram registradas 58 mortes em acidentes, dos quais 29 eram motociclistas. De 27 acidentes com motos, nove ocorreram na pista expressa. Em 2009, o balanço de mortes no trânsito envolvendo motociclistas confirmou uma tendência inédita. O número de motociclistas que perderam a vida no trânsito caiu 10% em relação ao ano anterior, o que representou 50 mortes a menos.

fonte: g1.com.br

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Consórcio para prestação de serviços, plástica tem maior procura.


Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), de janeiro a junho deste ano, o volume de negócios chegou a R$ 28,5 bilhões, valor 33,2% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, R$ 21,4 bilhões.

Até maio, eram 25 as administradoras que ofereciam grupos de serviços. Nos cinco primeiros meses do ano, de acordo com a associação, 29,4% dos consorciados sorteados utilizaram sua carta de crédito nas áreas de saúde e estética, 15,2% para festas e eventos, 8,9% em turismo e 2,9% em educação. Hoje, há no país cerca de 4.600 consumidores em grupos de consórcios de serviços, e o valor do crédito varia de R$ 2.000 a R$ 38 mil.

Cirurgia plástica, festa de casamento, viagem, estudos e reforma. É cada vez maior o número de pessoas que buscam o consórcio para a realização destes sonhos. A modalidade que permite a aquisição de serviços começou a ser comercialziada no País há pouco mais de um ano e registra avanço de até 350%.

O Grande ABC também registra aumento da demanda nesse segmento, em especial para festas de casamento e cirurgias plásticas.

"É mais fácil e mais barato pagar o consórcio para realizar esses sonhos. Em média, são 144 participantes por grupo e até 48 meses para pagar", afirma a gerente de vendas da Embracon no ABC Leila Lopes, que avisa que a taxa de administração do consórcio varia de 9% até 20%.

São muitos os serviços que o consorciado pode pagar com a carta de crédito, embora a maioria dos consumidores, de acordo com as administradoras, desconheça a possibilidade.

“Um de nossos clientes usou sua carta de crédito para pagar dívidas com um contador, por exemplo. O contador deu uma nota fiscal de serviço para o cliente e nós repassamos o pagamento. As pessoas precisam saber que esse tipo de uso do crédito é permitido”, afirmou Gisele Reis de Paula, gerente de Imagem e Relacionamento da Embracon.

Uma das vantagens desse tipo de grupo consiste na possibilidade de o participante pagar o serviço que quiser. No consórcio de bens, já é definido previamente se a compra será de um carro, de uma moto ou de um imóvel, por exemplo.

“Se uma pessoa entra em um consórcio de serviço com o objetivo de pagar sua festa de casamento e, no meio do caminho, o noivado não dá certo, ela pode usar o dinheiro, quando for contemplada, para fazer uma viagem, por exemplo”, disse a gerente.

Taxa é 50% menor que de crédito pessoal

No Grande ABC o sonho de realizar a festa e casamento ou de fazer cirurgia plástica são os que mais levam clientes a recorrer ao consórcio. Foi o que fez a vendedora Solange Cerezine, 46 anos e moradora de Santo André. Depois de escolher o cirurgião plástico e descobrir o custo do procedimento, ela pesquisou muito antes de optar pela compra de uma cota.

"Minha filha trabalha em banco e, primeiro, fui atrás de empréstimo, mas ficava caro demais e optei pelo consórcio. A diferença é grande", admite a vendedora que diz que a instituição bancária, que cobraria menos juros, pediu 36 parcelas de R$ 760 para emprestar R$ 6.000, enquanto a cota de R$ 8.000 com a empresa de consórcio escolhida saiu por 36 prestações de R$ 288, menos da metade do preço.

Classe C é principal público da modalidade

O aumento da renda e dos níveis de emprego, aliado à ascensão da classe C, tem contribuído para o crescimento do setor de consórcios. Com ganhos de R$ 1.530 a R$ 5.100, a chamada nova classe média já começa a sonhar com cursos no Exterior e festas de debutantes, o que aumenta o interesse dessa camada da população pelos serviços de consórcio, que tornou-se uma espécie de poupança carimbada e com objetivo determinado.

"O consórcio é uma modalidade interessante, porém, para quem realmente quiser entrar em um grupo, é preciso ter em mente que não é interessante desistir no meio e saber que terá de arcar com todos os pagamentos mensais. Caso contrário, não vejo como a melhor forma de pagamento", disse o advogado Alexandre Berthe, do Berthe e Montemurro Advogados Associados.

fonte: G1; DGABC

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Medicamento Anti-Fumo

Medicamento Anti-Fumo da Pfizer pode levar à morte, dizem pesquisadores

Pesquisadores norte-americanos afirmaram que o Chantix, medicamento para inibir a vontade de fumar produzido pela Pfizer, pode causar lesões e até levar à morte.

No Brasil, o medicamento, que leva o nome de Champix, está aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é comercializado desde 2006.

Segundo pesquisa da Universidade Wake Forest junto ao ISMP (Institute for Safe Medication Practices), foram registrados mais de mil problemas de saúde e lesões no primeiro trimestre deste ano em doentes que tomavam o medicamento, incluindo 50 mortes.

Os cientistas analisaram dados de pós-comercialização submetidos à FDA (agência reguladora de produtos alimentícios e farmacêuticos nos EUA) de pessoas que utilizaram a droga, que foi aprovada para venda em 2006.

Em comunicado, a Pfizer afirmou que estava ciente dos tipos de riscos analisados, porém, declarou que os relatórios são inconclusivos. Para a empresa, o Chantix é seguro e eficaz quando utilizado corretamente.

O estudo afirma que a FDA revisará todos os relatórios, mas ninguém da agência foi encontrado para comentar as recentes descobertas. O próprio Chantix alerta que pode causar depressão, comportamento suicida, agitação e outras atividades incomuns.

Em maio deste ano, pesquisadores relataram o primeiro aumento de acidentes graves relacionados ao medicamento, como problemas na visão e cardíacos.

O diretor médico da subsidiária brasileira, João Fittipaldi, afirmou que o medicamento é seguro e só deve ser utilizado com prescrição e acompanhamento médico. De acordo com ele, o estudo divulgado hoje nos Estados Unidos trata de “relatos espontâneos” e não é “possível estabelecer relação de causalidade” entre os problemas de saúde e o Chantix.

“É um produto que trata de um vício. Mesmo quando se pára de fumar sem o uso de medicamento, [a pessoa] pode apresentar uma série de alterações físicas e comportamentais”, afirmou Fittipaldi.

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Anvisa para comentar o caso, mas ninguém foi encontrado por volta das 18h30 desta quarta-feira.


Fonte: planosdesaudeonline.com.br

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AirBag

Uso do cinto é determinante para airbag cumprir função
Abertura da bolsa depende da desaceleração do veículo, diz especialista.Entenda como funciona o dispositivo que já está na segunda geração.

Um piscar de olhos é o que melhor ilustra o tempo entre a abertura do airbag e o início do seu desinflar. A operação dura 30 milésimos de segundos, graças à “explosão” da bolsa em uma velocidade média de 300 km/h. O sistema, que funciona como um complemento do cinto de segurança, começa a se popularizar no Brasil e, em 2014, será obrigatório nos carros novos. Mas exige cuidados para cumprir sua função.


O primeiro passo é entender como a tecnologia funciona. Muitas pessoas acham que em qualquer batida, principalmente as fortes, o airbag tem de abrir, obrigatoriamente. Mas não é bem assim. O gerente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Marcus Romaro, afirma que a abertura depende de quanto o carro desacelera no impacto, e não da deformação. A densidade dos veículos e objetos envolvidos na colisão também influenciam.

“Você se machucou na batida? Se não, é porque não era para o airbag ser aberto”, diz Romaro, explicando que normalmente o airbag funciona em colisões que causam perda total no carro. “Ele é um complemento do cinto, mas em mais de 90% dos casos somente o cinto já garante a segurança”, acrescenta.

"Radiador partiu, mas airbag não abriu"
Foi o que aconteceu com o supervisor de manutenção elétrica e automação Avelar Neco Viveiros. O seu carro, uma Kia Sportage, sofreu uma colisão frontal com outro carro em uma estrada de Goiânia (GO), a uma velocidade de cerca de 100 km/h, segundo ele. “Uma Parati sem iluminação entrou na minha frente. A batida partiu no meio o radiador”, conta. Mesmo assim, os airbags frontais não abriram. Viveiros e sua mulher estavam com os cintos e ninguém se machucou.

O ângulo da batida também determina o funcionamento do equipamento. O colaborador do comitê de veículos leves da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Sergio Ricardo Fabiano, explica que as bolsas frontais abrem quando a batida ocorre em determinado ângulo da parte dianteira, assim como as laterais só abrem em colisões laterais. “Se bate na lateral, os airbags frontais não abrem. Os airbags de cortina, por exemplo, só abrem em caso de capotamento”, explica.

Reação química
A “explosão” do airbag é, na verdade, uma reação química controlada por um módulo de abertura. Tal componente capta a desaceleração do veículo e “determina” a abertura por meio de um cabo de energia que faz a ligação do módulo com a bolsa. Ele emite uma corrente elétrica que ativa uma massa química formada por dois gases. Quando eles entram em contato, acontece a explosão controlada.

“A expansão da bolsa é a velocidade de propagação do gás formado nesta reação”, descreve Romero, do Cesvi. O elemento resultante é o nitrogênio, ou seja, não é prejudicial à saúde. O pó que sobe após a abertura é um tipo de talco, usado para o material da bolsa não grudar enquanto ela estiver dobrada no compartimento do carro.

Posição correta para não se machucar
Como se trata de uma explosão, os ocupantes de veículos com airbag devem ter cuidado redobrado com a postura dentro do carro. A mais importante delas é o uso do cinto de segurança. Obviamente, ele é indispensável em qualquer situação, mas nos carros com as bolsas protetoras, a pessoa que estiver sem cinto pode se machucar ainda mais. “Achar que pode usar o airbag sem cinto é o erro mais grave”, destaca Romaro. Isso porque a proporção da abertura do airbag é calculada levando em conta o trabalho do cinto de segurança, que segura, e muito, o corpo.

O perigo aumenta no banco de trás, onde normalmente as pessoas “esquecem” de colocar o cinto. “Hoje muitos modelos importados possuem airbag traseiro”, destaca Romaro. Outro aspecto importante é o posicionamento do banco em relação ao volante ou painel. O gerente técnico do Cesvi ressalta que o corpo deve estar distante, no mínimo, 20 cm em relação à direção. Já o passageiro do assento dianteiro deve estar o mais longe possível do painel: pés apoiados no porta-luvas, nem pensar. “A postura errada pode causar lesões gravíssimas”, alerta Fabiano, da SAE.

As mãos devem ficar na posição “dez para as duas”, como os ponteiros do relógio, e os braços não podem estar totalmente esticados. “Se o airbag infla, ele empurra sua mão para fora, o que pode causar sérias lesões”, ressalta Romaro.

Baixinhos e usuários de óculos
Além de ser proibido por lei, o uso de cadeirinha de criança no banco da frente é mais perigoso em veículos com airbags. Crianças abaixo de 10 anos e pessoas baixas também correm riscos com airbags frontais. “Mas as novas gerações do sistema não trazem problemas a pessoas pequenas, pois a tecnologia permite calcular o peso do passageiro, e assim, controlar a intensidade da abertura e até mesmo se não deve abrir”, explica Romaro.

Dentre tantas especificações, os especialistas ressaltam que as pessoas que usam óculos não precisam se preocupar, caso sigam corretamente as indicações, como se manterem a uma distância mínima do dispositivo. “Essa história de que o airbag machuca o rosto de quem usa óculos é um mito”, ressalta o gerente técnico do Cesvi.

Se o airbag abriu, tem que trocar
O sistema do airbag não exige cuidados periódicos com manutenção. Em média, as montadoras pedem para substituí-lo a cada dez anos. No entanto, todo o sistema é controlado eletronicamente e, em caso de problema, ele será indicado por uma luz no painel.

“Se a luz indicadora do airbag acende e apaga quando se liga o carro, está tudo bem. Mas se o carro andar e ela continuar acesa, é preciso levar o carro a uma oficina ou concessionária para saber qual é o defeito”, explica o engenheiro Fabiano. “É importante sempre ler o manual do proprietário e seguir as indicações.”

Caso o veículo sofra um acidente e o airbag entre em funcionamento, aí sim será preciso trocar todo o sistema, o que inclui módulo, bolsas de ar, cabo, chicote, painel e volante, entre outros itens envolvidos na região afetada pela colisão.

O custo depende de cada montadora e modelo, assim como o valor da mão de obra. No entanto, se considerar somente a troca da bolsa, módulo de abertura e cabo de um carro de entrada o conserto sairá, em média, por R$ 2 mil.

Porém, antes de começar a calcular o prejuízo, Romaro relembra que normalmente os airbags são acionados em caso de perda total do veículo, pois são batidas extremamente violentas, em que somente o cinto não consegue proteger as pessoas.


Fonte: g1.com

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Propaganda Eleitoral

















Faltam dois meses para outubro e com ele virá as Eleições 2010. E nesta mesma semana já começa a propaganda eleitoral gratuita.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão divulgará mais de 20 mil candidatos que disputarão as eleições de 3 de outubro a partir desta terça-feira (17) e, para o primeiro turno, irá ao ar até 30 de setembro. Serão dois blocos de 50 minutos, de segunda-feira a sábado, iniciados às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão (horário de Brasília).

Às terças, quintas-feiras e sábados serão veiculadas as propaganda de candidatos à Presidência da República, por 25 minutos. Em seguida, virão as de deputados federais, por 25 minutos. O tempo para cada coligação é dividido conforme a representação desses partidos na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a seguinte divisão do tempo de propaganda entre os principais candidatos a presidente da República: 10 minutos e 38 segundo destinados à “Para o Brasil seguir mudando”, de Dilma Rousseff (PT), sete minutos e 18 segundos para "O Brasil Pode Mais", de José Serra (PSDB), um minuto e 23 segundos para o Partido Verde, de Marina Silva.

Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá um minuto e um segundo. Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) contarão com 55 segundos cada.

Caso haja segundo turno em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o início.

E a partir destas eleições está proibido as propagandas em áreas particulares.

Muitos pensam que, se o dono da propriedade autorizar, não há problema com a fixação de cartazes com propaganda de candidatos. Mas não é isso que determina a lei. O TRE proibiu qualquer propaganda eleitoral em muros, cercas, tapumes e portões.

A regra, que só valia para espaços públicos, agora impera também sobre imóveis particulares. E o descumprimento implica em multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Pouca importa se o dono autorizou ou não.

Nestes dois meses qua faltam para ir às urnas, o eleitor é o melhor fiscal. “Se ele não respeita nem a determinação para não sujar a cidade, imagina quando estiver com o poder na mão. O que vai fazer? Certamente, nada de bom em prol da população”, acredita o funcionário público Francisco de Assis dos Santos.

fonte: dftv, uol

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Presidente da ANS quer remédio pago por plano

O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschin, defendeu ontem em São Paulo uma proposta polêmica e de difícil execução: que os planos de saúde financiem também medicamentos de uso domiciliar, além da assistência médica e odontológica. A lei que regula o setor de planos atualmente veta a cobertura de medicamentos de uso domiciliar - só os fornecidos durante a internação são pagos.

"No próximo ano, vamos discutir como incorporar o benefício do medicamento de alguma forma. Hoje, os pacientes fazem a consulta no setor privado e vão ao SUS retirar o medicamento. Não vejo por que não trazer esse benefício à saúde suplementar", afirmou o dirigente, que assumiu há duas semanas, a uma plateia de médicos reunidos no Hospital São Paulo a convite da Associação para o Desenvolvimento da Medicina, que apoia a unidade federal. Após o evento, Ceschin respondeu que ainda não sabe como realizar a proposta, defendida por órgãos dos consumidores. "Quero fazer, se é possível não sei", afirmou, ressaltando que planos em outros países fazem a cobertura.

Durante o evento, Ceschin também defendeu que os planos contribuam para o Samu, atendimento de urgência feito por ambulâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). E que façam aportes no Sistema Nacional de Transplantes. "Quem faz o atendimento emergencial é a saúde pública. Por que o sistema privado dá o direito e não faz? Por que não se liga ao sistema público e ajuda a financiar?", questionou o presidente. "Por que não um sistema que se constitua de recursos comuns?", disse em seguida sobre os transplantes, cuja maioria das operações não é coberta pelos planos de saúde.

"É preciso conversar. Cada acréscimo de serviço é um acréscimo de custo. Será que a sociedade quer pagar mais?", comentou sobre as propostas Solange Mendes, diretora executiva da Fenasaúde, que reúne operadoras do setor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: Estadão, Plano de Saúde On-line

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Brasil X EUA

Satisfeito com a Seleção Brasileira, Mano dá dica de que vai manter base

Técnico pretende convocar a maioria dos jogadores novamente em setembro, quando encara mais dois desafios fora do país.

Em sua estreia como técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes deixou um expressivo cartão de visitas: vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos, fora de casa. Logo depois da partida, realizada em Nova Jersey, o comandante deu entrevista e deixou claro que a intenção é manter a base para os próximos jogos.
- Essa é a base do início de trabalho, sem dúvida nenhuma. A sequência do trabalho deve ser mantida. Não se exclui ninguém, mas também não se confirma de forma tão definitiva os jogadores – comentou o comandante verde e amarelo.
Satisfeito com o desempenho da base que montou para essa primeira parte do trabalho na Seleção, Mano Menezes acredita que daqui por diante os adversários estarão mais atentos aos jogadores jovens, como Ganso e Neymar, por exemplo.
- Eu penso que a tendência agora é que eles passem na Seleção por um momento que já passaram nos clubes. No começo eles eram imbatíveis, depois os adversários encontram os caminhos para pará-los. Quando essa dificuldade aparecer, eu espero que eles estejam confiantes para superar – falou Mano.
Em setembro, o Brasil terá mais duas chances de treinar essa equipe. Os adversários ainda não foram definidos, mas as datas serão 3 ou 4 e 7 ou 8.

Veja os Gols do Brasil!



Fonte: g1.com; youtube.com

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Rastreador é alternativa para coibir roubo de veículos

De acordo com estudo realizado recentemente pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), os donos de carros e motos populares devem ficar atentos, pois foram os principais alvos de furtos e roubos entre os meses de janeiro e junho deste ano. O Volkswagen Gol encabeça a lista dos 191.347 veículos furtados ou roubados neste período, com 21.907 sendo alvos deste tipo de crime. Na lista figuram também veículos como Uno, Corsa, Parati e motos de baixas cilindradas.


O uso de rastreadores é uma alternativa eficiente e barata para o proprietário minimizar o risco de perder o bem. "Hoje, no mercado, o preço dos rastreadores varia entre R$ 700 e R$ 800. Além disso, algumas seguradoras concedem descontos de até 25% do valor total da apólice para quem tem um rastreador instalado no veículo", afirma o presidente da SIM Rastreamento Automotivo, Luiz Felipe Vaz Barros. A empresa disponibiliza para o mercado rastreadores para veículos e motocicletas de todas as cilindradas.

Os equipamentos possuem uma tecnologia de rastreamento e monitoramento, que une telefonia celular GPS-GSM/GPRS, desenvolvida pela própria companhia. O usuário pode verificar a localização do veículo via web ou por meio de um aparelho de telefone celular, 24h por dia.
Em caso de roubo, a operadora realiza todos os procedimentos de atualização e monitoramento do veículo e em poucos minutos informa a localização para o cliente. A empresa efetua o bloqueio, caso necessário, e envia uma equipe de apoio até o local, para aguardar a chegada da polícia.

Dispositivo antifurto

A Resolução 245/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Portaria 253/2009 do Denatran previa a obrigatoriedade da instalação do dispositivo antifurto a partir do dia 1º de julho de 2010. O cronograma sofreu alteração e a data foi adiada para o dia 1º de setembro. Todos os carros zero quilômetro já sairão de fábrica com o equipamento. Como conseqüência da massificação causada pela obrigatoriedade do dispositivo em veículos novos, o preço dos rastreadores para os veículos seminovos podem sofrer uma considerável redução.
"Acreditamos que esse preço cairá quando as medidas passarem a vigorar. A produção em série do aparelho trará uma redução de até 50% do valor do equipamento", diz Barros. De acordo com o executivo, o Brasil possui hoje cerca de 1,4 milhão de veículos equipados com rastreadores. Esta base foi construída em 15 anos de mercado. Com a norma a tendência é de que a cada ano entrem em serviço mais de 1 milhão de novos veículos que serão ativados.
"O rastreador vem exatamente para proporcionar um aumento no índice de recuperação de veículos e isso tem impacto direto no valor da apólice", conclui o presidente.

Fonte: J.N Revista Apólice

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dia dos Pais


DICAS DE PRESENTE PARA O DIA DOS PAIS

Falta 2 dias para o Dia dos Pais e, se você ainda está em dúvida sobre o que comprar para ele, A NT montou um guia com 28 sugestões de presentes para todos os bolsos. Do pai clássico ao esportista, há opções para todos os gostos. As sugestões de preços foram consultadas no período 28 de julho a 1º de agosto, mas o valor pode mudar de acordo com a loja em que o objeto for comprado.

1- Sandália de borracha com detalhes brasileiros, R$ 15, Dupé,
2 - Produtos de beleza, R$ 15,50 cada xampu, R$ 16,50 o condicionador, R$ 17 a cera modeladora, Éh Homem, www.ehcosmeticos.com.br
3 -
Kit com três gravatas, R$ 29,90, C&A, www.cea.com.br
4-
Camiseta estampada, R$ 38,90, Dzarm, 5 - Bermuda cargo, R$ 39,99, Pernambucanas,

6 -
Cachaça composta com malte Ypióca 160, R$ 70, da Ypioca,7 - Relógio com a logomarca dos times brasileiros, de R$ 80 a R$ 100, da Espaço Fechado, tel. 0XX11 4977-79008 - Ipod Shuffle Apple 2GB, preço R$ 259,00. Onde comprar: Fnac Paulista
9 -
Relógio World Time, preço R$ 220,00. 10 - Mochila de hidratação Turbo 1.5, preço R$ 206,00.11 - Bermuda esporte, preço R$ 49,90. Onde comprar: C&A12 - Câmera Digital Cyber-Shot DSC-W320 14.1MP, preço R$ 799,00.

13-
Caixa de charutos Dona Flor 'Corpo e Alma', preço R$ 70,00.
14 - Rádio para automóvel Pioneer USB DEH-2280, preço: R$ 379,00.
15 - Canudos de chocolate em Lata Première, preço R$ 63,30.
16 - Cadeira massageadora Relax Medic, preço R$ 999,00.
17 - Kit Oficina Black & Decker com 30 ferramentas e furadeira, preço R$ 189,00.
18 - Kit Churrasco Imaginarium, preço R$ 89,90.
19 - Porta-retrato 'Do meu jeito', preço R$ 57,90.
20 - Kit carteira e cinto Renner, preço R$ 35,90.
21- Mini-bafômetro Confirme, preço R$ 39,00.
22 - Helicóptero Lightning Candide, preço R$ 199,99.
23 - Chinelo Praiano Goóc, preço R$ 59,90.
24 - Tulipa Gelada Imaginarium, preço R$ 37,50.
25 - Jogo do Vinho, preço R$ 178,50.
26- Box 'O Poderoso Chefão', preço R$ 89,90.
27 - Camisa Renner, preço R$ 39,90.

28 - Chocolate Pâtisserie Mara Mello em forma de bolas de golfe, preço R$ 25,00.

fonte: Abril.com / Veja.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Saúde

Dormir pouco causa aumento de peso entre mulheres

Dormir pouco à noite pode levar a mulheres com idade entre 40 a 65 anos a engordar, segundo o estudo mais completo realizado até agora sobre a relação entre peso e sono, publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.
As mulheres que dormem em média cinco horas ou menos por noite têm 35% mais riscos de sofrer um aumento significativo de peso --no mínimo 15 quilos--, em relação àquelas que dormem sete horas, diz esta pesquisa apresentada no congresso anual da American Thoracic Society, em San Diego, Califórnia.
O estudo indica, também, que o grupo de mulheres que dormiam cinco horas ou menos por noite apresentou 15% mais risco, ou ainda mais, de se tornarem obesas, em comparação com as que dormiam sete horas.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram 68.183 mulheres, com idade entre 40 a 65 anos, participantes de um estudo nacional sobre a saúde das enfermeiras, realizado durante 16 anos.
As participantes foram consultadas sobre seus hábitos de sono no começo do estudo, em 1986, e a cada dois anos deviam informar aos pesquisadores sobre seu peso.
Em média, as mulheres que dormiam cinco horas por noite ou menos pesavam 2,5 quilos a mais que no início do estudo, em comparação com as que dormiam sete horas e aumentaram 0,7 quilo ou um pouco mais durante os dez primeiros anos.
"Este aumento de peso parece modesto, mas trata-se apenas de uma média, já que algumas mulheres ganharam muitos quilos", afirmou Sanjay Patel, professor de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, que coordenou este estudo.


Fonte: Folha Online

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Raiva no Trânsito

Atenção, senhores prefeitos: buraco na rua é o item que mais provoca emoção raivosa em motoristas. Pelo menos é o que diz uma tese de doutorado em psicologia da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, no interior do estado. O segundo lugar no ranking de maiores provocadores de raiva ao volante ficou para ruas estranguladas ou ocupadas por outros motoristas que param em fila dupla. Em terceiro está aquela luz alta emitida pelo veículo que vem em sentido contrário.

A tese de doutorado "A emoção raivosa em motoristas de aut
omóvel, caminhão, motocicleta, ônibus e táxi", aprovada em 26 de julho, é resultado de oito anos de trabalho do professor Luis Alberto Passos Presa. Ele é autor do livro "A mensuração da raiva em motoristas", sua dissertação de mestrado publicada em 2002 pela editora Vetor.

Presa submeteu 400 condutores de Manaus a testes divididos em cinco categorias, de acordo com os veículos que conduzem. Neste teste, cada entrevistado respondeu um , dois, três ou quatro para cada um dos 20 itens apresentados.Ante a expressão 'quando estou dirigindo no trânsito e buzinam instantaneamente para mim quando abre o semáforo sinto....', o pesquisado respondia com uma dessas quatro expressões: 'nenhuma raiva', 'pouca raiva', 'raiva média' e 'muita raiva.'


Veja o Ranking:

01


surgem buracos grandes e inesperados que agridem meu veículo
02


passo por motoristas que que estacionam em várias filas, chegando a fechar a fila
03


à noite, motoristas me colocam luz alta nos olhos, dificultando a visão
04


vans que param em local inadequado para pegar ou largar passageiros
05


vejo carros da polícia cometendo infrações no trânsito, sem urgência
06


veículos grandes cruzam a minha frente, obrigando me a frear
07


percebo que há guardas escondidos, multando motoristas
08


pedestres atravessam arriscadamente, obrigando-me a frear
09


há trânsito lento em fila única e motoristas avançam na contramão
10


veículos lentos não saem da esquerda, obrigando-me a ir pela direita
11


operários estão tapando buracos em horário de movimento intenso
12


engarrafamentos e ou trânsito lento me fazem ficar atrasado
13


motoristas andam próximos a mim com ruídos altos
14


motoristas ficam muito próximos da traseira do meu veículo
15


ciclistas andam pela contramão, obrigando-me a desviar
16


passo diariamente por uma obra que dura meses
17


motoristas em geral passam por mim quando abre o semáforo
18


sou xingado por ter dado chance para pedestre ou veículo passar

19


buzinam instantaneamente para mim quando abre o semáforo
20


motoristas andam acima da velocidade permitida para o trecho

Segundo Presa, o estudo apontou cinco resultados: 1) motoristas mais calmos na vida em geral tendem a ter menos raiva no trânsito; 2) motoristas de maior idade apresentam menores médias de raiva no trânsito; 3) homens e mulheres não apresentam diferenças em termos de raiva no trânsito; 4) graus de escolaridade não influenciam em mais ou menos raiva; e 5) motoristas não infratores têm menos emoção raivosa dos que motoristas infratores.

Se você acha que está imune à raiva no trânsito, faça um teste. Imagine que vê, pelo espelho retrovisor, um motorista costurando em alta velocidade. Ao colar em sua traseira, ele começa a piscar o farol alto, exigindo passagem. O que você pensa?

• É um fominha.

• Não vou dar passagem. Quem ele pensa que é?

• Vou colar na traseira dele com o farol alto também.

• Assim que ele emparelhar, grito um palavrão.

• Vou reduzir a velocidade só para irritá-lo ainda mais.

• Esse aí comprou a carta pela internet.

• Vá em frente, amigo, vá se matar ali adiante.

• Deixo-o passar, e daí faço um gesto obsceno.

• Vou pisar no breque para ele se assustar.

• Vou fingir que dou passagem e então fechá-lo.


Se você se identificou com mais de cinco dessas dez reações, encaixa-se no perfil de motorista agressivo – e pode arranjar problemas. Segundo um dos maiores especialistas no assunto, o psicólogo americano Jerry Deffenbacher, da Universidade do Estado do Colorado, pessoas raivosas se envolvem duas vezes mais em situações de risco e cometem até quatro vezes mais agressões ao volante.

Um levantamento feito pelo Instituto Gallup entre 2002 e 2003, com 13.700 motoristas de 23 países, concluiu que 66% dos americanos e 48% dos europeus já sofreram algum incidente relacionado à direção agressiva. Na Austrália já existe um canal do youtube utilizado para motoristas desabafarrem o que mais lhe causam raiva.

RoadTube


Site criado pela seguradora NRMA tem como fim chamar atenção dos políticos para os problemas de trânsito.

fonte: G1, Veja.