sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tempo Seco afeta SP


A Defesa Civil da cidade de São Paulo decretou, por volta das 12h desta quinta-feira (26), estado de alerta na capital paulista devido aos baixos índices de umidade. Nesse horário, a umidade relativa do ar registrada era em torno dos 20%.

Mais cedo, às 10h40, a Defesa Civil já havia decretado estado de atenção quando a umidade chegou aos 30%. Este é o quarto dia consecutivo que a cidade fica em estado de alerta por causa do tempo seco. O dia mais seco foi esta quarta-feira (25), com 13%. O recorde de temperatura do inverno também foi registrado: 31,7ºC.

Desde quinta-feira (19), a cidade entra em estado de atenção por causa do tempo seco – em quatro desses dias, a Defesa Civil decretou estado de alerta. Na quinta, o índice chegou aos 25%. O dia mais seco foi esta quarta (25), com 13%. O recorde de temperatura do inverno também foi registrado: 31,7ºC. No sábado (21) e no domingo (22), o índice caiu a 20%. Na segunda-feira (23) e na terça-feira (24), a umidade foi de apenas 16%.


Consequências

O tempo seco pode provocar dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele; aumento dos riscos de transmissão de doenças respiratórias; aumento do risco de desidratação; garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe; rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento e maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco. O aumento de poluentes também pode causar aumento da pressão arterial e arritmia cardíaca. Por isso, infartos são mais suscetíveis.

Nesta terça-feira, em Sorocaba, bombeiros e Defesa Civil levaram seis horas para controlar um incêndio numa área de 40 mil metros quadrados, vizinha a um bairro residencial.

Segundo o coronel Roberto Montgomery, coordenador da Defesa Civil do município, cerca de 20 focos de incêndio são combatidos todos os dias em Sorocaba --e o número tende a aumentar, já que não deve chover na cidade pelo menos até domingo.

A maioria dos incêndios, diz o coronel, é provocada por bitucas de cigarro, jogadas na beira da estrada, ou por atos intencionais.

Por causa do clima seco, o número de atendimentos por problemas respiratórios na rede municipal de saúde aumentou cerca de 30%.

Nas escolas, a ordem é prevenir ocorrências. As atividades físicas em áreas abertas estão suspensas há um mês em alguns colégios.


Prefeitua pode tomar medidas drásticas


De acordo com a Prefeitura, desde 2008 a administração tem um plano de contingência para situações de baixa umidade, que envolve várias secretarias.

“As medidas são várias, desde a suspensão de aulas, desde a recomendação para que as pessoas mudem a sua carga horária, até a determinação para que seja mudada a carga horária, suspensão de alguns serviços, e outras medidas que seriam acrescentadas na medida em que a situação se torne mais crítica”, explicou Kassab.

Segundo ele, a Prefeitura está preparada para enfrentar mais dias secos. “Estamos totalmente preparados, sob a minha coordenação, junto com os secretários que compõem uma equipe de trabalho em relação a esse tema.”


Veja os cuidados para os dias de ar seco

Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.

Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.

Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial

Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.

Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.

Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16h.

Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.
fonte: G1, R7 e Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário